domingo, 14 de dezembro de 2014

Dicas - Tanque reserva para longas viagens

  • Categoria: Gugu 
 
Muito se fala sobre levar ou não um tanque de reserva de gasolina nas longas viagens de motocicleta. No Brasil é proibido por lei, salvo tanques específicos. Os policiais rodoviários no cone sul, Peru, Bolívia etc. não implicam com tanques de gasolina reserva. A Argentina sempre tem e teve problema de gasolina por causa dos caminhões que a transportam, não por falta do produto.
Até quem viaja com motos de tanque grande, como BMW, V-Strom, Varadero ou similar e “toca” muito também fica sem gasolina – na Patagônia é difícil quem não fique -. Nada mais frustrante do que ficar sem gasolina numa tarde de sol, tendo uma Ruta maravilhosa a sua frente e o GPS indicando: próxima Estacion de Servicio a 85 km ...
Eu penso o seguinte: levar 2 ou 3 litros não refresca nada... Um galãozinho vagabundo desses de 5 litros de posto de gasolina/supermercado vasa, escorre, é melhor nem levar, eles servem para outros produtos, para gasolina tem que ser próprio ou assemelhado, senão no meio da viagem a sua reserva começar a feder e vazar e é encrenca na certa.
Tá certo que eu acelero muito, mas na última viagem para o Ushuaia, de Honda Varadero, fiquei 4 vezes sem gasolina... acelero, aumenta o consumo, eu sou fominha e não gosto de ficar parando - gosto de parar depois de 300/350 km -. Conclusão: acabam os 25 litros do tanque.
Então vou contar para vocês o que eu uso para não ficar parado na estrada: os motores de popa e os jet skis que são 2T tem um tanque de óleo separado e, normalmente, depois de um tempo, a bomba que mistura gasolina com esse óleo estraga e a maioria dos proprietários em pouco tempo eliminam esses tanques, como foi o meu caso. Nas marinas e oficinas de motores de popa e jet ski tem sempre alguns tanquinhos desses largados num canto, é só lavar bem e usar. O meu motor de popa é um V6 de 175 HP, então, o tanque é de 10 litros, um tanque da Mercury, reforçado, com respiro, etc.

Otavio Araujo - Gugu - 69 anos, motociclista há 53 anos, de Taubaté - SP
Administrador e empresário, roda atualmente em uma Honda Varadero XL V 1000

Sem comentários:

Enviar um comentário