Viajar de Moto - Cuidados e Precauções
- Escrito por: Erickson Loderer
- Categoria: Dicas
ANTES DE VIAJAR
1) Traçar o roteiro com muito cuidado,
os mapas rodoviários do site Quatro Rodas são bem confiáveis e fornecem
informações sobre a pista (dupla ou não) se são pedagiadas (de
preferência escolha a pedagiada), as distâncias a serem percorridas para
que você programe suas paradas para descanso, abastecimentos e
pernoites.
2) Previsão do tempo,
verificar o clima de onde você vai sair e dos lugares prá onde vai, para
que você possa preparar se melhor para o que vai enfrentar durante a
viagem.
3) A moto deve passar na sua Concessionária de confiança para uma Revisão de Viagem.
4) Leve na bagagem
todas as lâmpadas e fusíveis da moto, pois qualquer lâmpada ou fusível
queimado é motivo para uma série de desagrados como, multas, acidentes,
etc.. conforme o lugar que você estiver não encontra a peça original e
aí começam as adaptações, atrasos e preocupações.
Geralmente você consegue emprestar da Concessionária que você freqüenta estes itens.
Um tubo de reparador instantâneo de
pneus pode ser a salvação, ele enche até quatro vezes o pneu furado e
permite que você chegue até um Posto de combustível ou outro local
movimentado, pois ficar parado em meio à rodovia sem ninguém por perto e
muito perigoso.
Graxa para correia, e um filtro de óleo principalmente se a sua moto for importada.
5) Roupas velhas: Vá
guardando camisetas, cuecas, meias velhas para usar na ida, assim você
vai descartando durante a viagem evitando de lavar essas roupas ou
guardá-las em sacolas plásticas, alivie a bagagem.
6) Equipamentos do piloto:
Para usar por baixo do equipamento de segurança uma "segunda pele" da
EX-TREME, é um bom revestimento térmico, mantém o corpo seco, pois ela
expele o suor para o lado de fora e quando você parar a noite, é só
passar debaixo da torneira usar sabonete mesmo, enxágüe e duas horas
depois esta seco.
Botas
próprias para motociclismo são imprescindível, jaqueta de cordura com
proteções, calças em cordura também com proteções, luvas apropriadas
(levar dois pares, pois com o suor das mãos elas ficam difíceis de
vestir novamente), levar duas ou três balaclavas também devido ao suor e
trocando a cada meio dia evita o mau cheiro no capacete.
Capacete, buscar uma marca confiável ou
se você já tem o seu verifique a validade e as faixas refletivas, um
detalhe importante que pesquisei, em acidentes 65% dos casos o capacete
não estava devidamente preso à cabeça do piloto e saiu fora com o
impacto causando danos irreparáveis, portanto prestar atenção a este
detalhe pode salvar sua vida. Roupas de chuva, ao verificar o tempo
fechando e carros vindo sentido contrário molhados, pare e vista a roupa
de chuva antes de começar a chover.
7) Bagagem: Nunca leve
mochila nas costas, ela escorrega e pode desequilibrar nas curvas
causando um acidente. Preferencialmente um baú e dependendo da
necessidade alforjes resolvem bem o problema, porém é aconselhável
colocar a bagagem em sacos plásticos para não molharem em caso de chuva,
pois sempre passa um pouco de água pelas costuras do alforje. Prenda
bem os alforjes é preferível pecar por excesso a perder parte da bagagem
na estrada.
Identificação do piloto:
Imprima e plastifique dois cartões, um para colar na moto em lugar bem
visível e outro para levar no bolso da jaqueta, com todos os seus
dados,t elefones para emergência, tipo sanguíneo medicamentos de uso
continuo que você usa, alguma doença, como por exemplo se você é
diabético, se usa insulina etc.. Em caso de acidente o socorrista com
estas informações saberá como agir, ponha também no seu celular o
primeiro nome da agenda A EMERGÊNCIA, pois os socorristas procuram no
celular para quem ligar.
Alimentação: para
evitar problemas gástricos com alguma comida estragada, e para manter
as energias e o corpo hidratado leve barrinhas de cereal de sabores
variados, e refrigerantes em uma bolsa térmica.
Se a cada duas horas você comer uma ou
duas barrinhas e tomar um refrigerante ou água mineral, pode até evitar
de almoçar, não fica com aquele peso no corpo; e bem mais tranqüilo,
aproveite as paradas para usuários de pedágio, sempre tem café,
banheiros limpos e é seguro.
Leve também o telefone
de um reboque ou guincho da sua cidade que você conheça, por mais que
você esteja longe, em caso de pane, ligue para ele, pois eles conhecem
outros guinchos de todo o Brasil e podem te ajudar com um reboque.
A VIAGEM
Na saída ao abastecer,
lembre de calibrar os pneus, verifique no seu mapa de percurso já
prevendo qual será o seu destino para pouso, distância e tempo de
percurso contando com uma parada em lugar seguro a cada uma hora
aproximadamente para alongar, banheiro etc.,
Se você esta em via pedagiada grave o
fone do S.O.S estrada, se não conhece o caminho vá com cuidado, de
preferência pergunte em um posto de pedágio ou Policia Rodoviária se a
estrada é muito dobrada, se há serras e outros perigos
Verificar sempre o
roteiro para chegar ainda de dia na cidade que vai pernoitar, se não
tiver reservado o Hotel, os taxistas são geralmente ótimos informantes
de Hotéis bons e com preços compatíveis.
A cada 500 km lubrifique bem a correia evitando desgaste elevado, verifique níveis de óleo, líquido de arrefecimento e calibragem dos pneus.
Não deixe
o tanque ficar quase vazio para abastecer, abasteça com mais de ¼ de
tanque, isso permite q você escolha o posto e não fique na estrada. Só
abasteça em postos de bandeiras conhecidas, como Petrobrás, Esso etc..,
um combustível ruim pode acabar com a sua viagem.
Paradas: Sempre em lugar movimentado e seguro, evite parar no acostamento longe de tudo, você pode ser assaltado.
Durante a viagem
estabeleça uma velocidade cruzeiro dentro do permitido por lei, mantenha
boa distância de quem vem atrás e de quem vai à frente assim você
viaja menos tenso e no final do dia faz muita diferença. Motocicleta com
garupa e sem bagagem te acompanhando?
Pare no primeiro posto de gasolina ou rodoviário, dê um tempo depois prossiga.
Pássaros e outros pequenos animais à beira da pista são perigosos, se avistar diminua a velocidade e tenha cuidado.
Para ultrapassagens,
não encoste muito nos veículos a sua frente, pois se tiver um buraco no
meio da pista o carro desvia e acaba sobrando prá você, se não causar
uma queda, pode cortar um pneu, entortar roda, etc. de a seta e saia
para a outra pista a uns cinqüenta metros pelo menos de distância do
veículo à frente.
Com motos que não alcançam muita
velocidade tenha cuidado ao ultrapassar caminhões antes de decidas você
pode levar um susto com aquele monstrengo colado em você.
Nas paradas tanto na
estrada quanto na cidade, mantenha a moto sempre a vista, não a
abandone, existem curiosos e DESCUIDISTAS. Peça para alguém do local,
que você já tenha conversado, dar uma olhadinha na máquina enquanto você
vai ao banheiro.
Com esses cuidados, disposição, paixão
por duas rodas, faça uma excelente viagem, aproveite, curta muito a
paisagem, os novos lugares que vai conhecer, sempre com Deus no coração e
respeitando as leis de trânsito.
Boa viagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Erickson Löderer
Ponta Grossa – PR
http://www.viagemdemoto.com/index.php?option=com_content&view=article&id=740
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